Insegurança vs confiança

Insegurança vs confiança

A imagem acima é a edição do NRNJ para uma das obras de David Caldevilla, um artista bem humorado que tem umas tiradas ótimas. Esta, em especial, achei que ilustra muito bem uma situação bem corriqueira nas nossas vidas. Você já se pegou duvidando de si mesmo, da sua capacidade, da sua beleza, de ser “caminhãozinho” suficiente pra toda aquela areia? Bem, se até a mulher maravilha tem receio de parecer gorda, o que diríamos nós, meros mortais?

Hoje em dia a nossa cultura exige que sejamos cada vez mais super. Super bonita, super profissional, super marido ou mulher, super tudo. Não basta fazer bem feito, tem que fazer com excelência e querer sempre mais, mais e mais. É preciso ser ambicioso. Muito. E daí a dizermos que achamos lindo aquele vestido medonho ou que adoramos música sertaneja quando na lista do ipod só tem rock n’roll. Quando damos muita importância ao comportamento que os outros esperam que nós tenhamos, mostramos que, no fundo, somos muito inseguros.

O pior é que de nada adianta toda essa atuação. Pense naquelas atrizes lindas-maravilhosas, verdadeiras mulheres maravilhas, que foram traídas pelos maridos. Buscamos a perfeição e a aceitação com tanta ansiedade que não paramos pra ver que “ser perfeito” na verdade não é garantia de nada. Então quando a gente pára de pensar no que os outros querem e começamos a dar valor ao que nós queremos? Cada um é responsável pela própria felicidade. As relações começam a desandar quando colocamos essa responsabilidade em outra pessoa. Lembra do post sobre as regras básicas para ter um bom relacionamento? Era a nossa regra 4 – “nunca despache bagagem de mão”.

Entao, da próxima vez que você se encontrar na maior dúvida, sem saber que caminho seguir, preste atenção ao que está motivando a sua dúvida. Enquanto a voz da insegurança pergunta “você gosta de mim?” a da confiança pergunta “eu gosto de você?”. Seguir o que é melhor pra você na maioria das vezes vai te trazer mais satisfação e, com isso, te deixar mais feliz.

Porque a vida não é um rascunho que dá pra passar a limpo mais tarde.

Anúncios

2 Respostas para “Insegurança vs confiança

  1. oiecarol

    Parte de nós querendo ou não ligarapara o que os outros acham, e isso em si não é errado, mas mudar a si mesmo deixando ser modelado por outros se encontra o problema.
    Ninguém precisa de opinião alheia para nascer, as pessoas não pagam suas contas e não vão pagar seu funeral, então por que dar tanta importância? Penso assim, ser feliz pro si mesmo.
    Amei o texto!!!

    http://oicarolina.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Histórico

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: