Amor para todos

Dia dos namorados 2013

Você sabe qual a história por traz do feriado de São Valentim (dia 14 de fevereiro) e por que no Brasil o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho?

Bem, a igreja católica reconhece pelo menos três santos diferentes chamados Valentin, todos martirizados no dia 14 de fevereiro. O Valentin mais “pop” era um padre romano do século III que celebrava secretamente casamentos. Naquela época, o imperador Claudius II havia proibido os casamentos sem sua expressa autorização, pois ele  acreditava que os soldados solteiros eram mais propensos a alistarem-se no exército e mais eficientes ao lutarem em suas guerras. Ao ser descoberto e preso, Valentim  acabou por apaixonar-se pela filha de seu carcereiro, que era cega. Um pouco antes de ser executado, no dia 14 de fevereiro, Valentim escreveu uma carta apaixonada à sua amada assinando “de seu Valentin” e, diz a lenda, a moça voltou a enxergar.

No Brasil, até 1949 não existia data no calendário para festejar o dia dos namorados. E, apesar do dia 12 de junho ser exatamente a véspera do dia de Santo Antônio, o mês de junho foi escolhido por conta de uma questão comercial. Esse era o mês considerado o mais fraco para o comércio. Para ajudar a melhorar as vendas, o publicitário João Dória, da agência Standard Propaganda, lançou uma campanha para melhorar as vendas do mês. A campanha teve o apoio da Confederação do Comércio de São Paulo e estabeleceu o dia 12 de junho como o dia dos namorados, com o slogan “não é só de beijos que vive o amor” A campanha publicitária foi um sucesso e as vendas subiram consideravelmente, o que fez com que a data fosse assumida por todo o comércio brasileiro.

Mas, diferentemente de outras datas comemorativas, como Natal e Carnaval, que não têm  foco sobre o seu “status amoroso” e  fomentam a integração de uma forma mais ampla, esta data acabou sendo encarada por alguns solteiros como um terrível lembrete de que eles estão “sozinhos”.

Bem, já que o nascimento da data teve um propósito meramente comercial, se você ainda não encontrou a sua cara metade, comemore-a com seus amigos e/ou familiares!

Celebrando o amor, em todas as suas formas.

Foto: Blogspot, edição: Nem Romeu Nem Julieta

Anúncios

10 Respostas para “Amor para todos

  1. A história é tão linda! Triste que aqui no Brasil seja uma data tão fútil e não tenha uma história bonita, quem não está namorando fica triste e o comércio lucrando.
    O Valentine’s Day é mais legal! haha

    Adorei o texto!

    Beijos!

  2. Nháá, que fofo *-*
    Lindooo, eu adoro novidas’
    Cheirinhoo grande minha flor.

  3. Todas as datas hoje em dia não é para celebrar e sim para comercializar… E o no Brasil ainda é pior, que é feito na cara dura mesmo! rsrs
    Nos EUA a ideia de Valentine`s Day é bacana… E ninguém se sente excluido, indiferente de estar namorando ou não! Dia de celebrar o amor, de diversas formas. Prefiro assim. ;)

  4. Nossa, eu não sabia essa história do dia dos namorados, e é sempre legal ficar sabendo né?
    Gostei muito do post e da sua visitinha ;)
    Beijinhos e ótima semana ;**

    http://mahsimas.wordpress.com
    http://facebook.com/mahhsimas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Histórico

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: