Transições de Vida

transições de vidaTodo mundo em algum ponto da vida se depara com um momento em que a mudança é iminente.  Às vezes é uma mudança de país por conta de uma proposta de trabalho, outras tantas, a perda do emprego de um dos cônjuges. Ela pode chegar na forma do nascimento de um bebê ou carregada de tristeza, como em um divórcio.

Planejadas ou não, elas chegam para fazer aquilo que se propõem: mudar as coisas. Muitas vezes acabamos nos surpreendendo com a mudança, pro bem ou pro mal. De qualquer forma, lidar com elas exige um certo preparo emocional e uma alta capacidade de adaptação.

Um dos cursos que começa em maio na Casa do Saber trata exatamente desse assunto. Chama-se Transições de Vida Voluntárias e Involuntárias. O palestrante é um psicólogo com uma super bagagem em terapia de casais. Uma amiga frequentou um outro curso que ele deu e achou imperdível.

Às vezes sinto falta de ter acesso aos cursos da Casa do Saber pela internet. Já mandei e-mail pedindo para eles fazerem uma versão online. Nem faço questão da interatividade imediata, basta poder fazer. Se eu morasse em São Paulo, eu faria. Veja abaixo a descrição do curso:

“Com frequência somos atravessados por eventos que ocorrem à nossa revelia (no amor, na saúde, no trabalho etc.). Alguns chegam de modo abrupto e imprevisível, outros são esperados. São ocorrências que nos impõem transições de vida involuntárias. Mas também há transições voluntárias que desejamos, ou imaginamos desejar. Algumas conseguimos realizar. Diante de outras, às vezes, hesitamos por anos, ou acabamos por postergá-las. Transições de vida envolvem, além de conhecer a si mesmo, a arte de viver e lidar com a sorte e azar. 

Os encontros abordarão as várias dimensões envolvidas nos dois tipos de transição e incluirão momentos de autorreflexão durante os quais cada participante poderá em silêncio fazer alguns exercícios pessoais, revendo como lidou com transições impostas no passado, bem como refletindo sobre as transições impostas que imagina ter de enfrentar no futuro. Igualmente haverá exercícios de autorreflexão sobre as transições voluntárias que cada um realizou e, em especial, sobre as transições de vida que ainda um dia gostaria de poder realizar. 

Espera-se que o curso leve a uma reflexão geral sobre a arte de viver e lidar com mudanças impostas e desejadas, bem como instigue cada um a uma reflexão pessoal sobre a própria vida.”

Pra ser ainda mais feliz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Histórico

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: