Feliz Páscoa!

Feliz-Páscoa-baby-2

Mas afinal, o que é a Páscoa pra você?

A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. Esta também é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias em que o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade, é comemorado. Um ritual de passagem, assim como a “passagem” de Cristo, da morte para a vida.

Os antigos povos pagãos europeus, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther. Em inglês, Easter quer dizer Páscoa. Ostera (ou Ostara) é a deusa da primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés descalços. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Por isso a festa tradicional traz a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, do nascimento e da abundância. Os ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar mas também a vida, são dados como presentes.

Então nestes dias, você pode celebrar a ressureição de Cristo, o êxodo ou a chegada da primavera (ou do outono, se você mora no Brasil). Mas pode também comemorar uma nova vida que chegou, uma oportunidade de recomeçar ou a lembrança de alguém querido que agora está com você de outra forma. O que importa é se dar conta de que nunca sabemos quando nossa vida dará uma guinada. O que sabemos (mesmo incoscientemente) é que só depende da gente.

Então aproveite pra festejar e agradecer uma mudança ou pra dar o primeiro passo e fazer uma acontecer.

Feliz Páscoa!

Fonte: Wikipedia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Histórico

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: