O Perdão

Quando chega a hora de aceitar o fim de um relacionamento, seja por vontade própria ou do outro, sempre passa uma porção de coisas pela nossa cabeça. Como terminar sem magoar? Quero manter essa pessoa no radar? Por que não deu certo? A culpa foi minha? Eu poderia ter feito alguma coisa diferente?

Tudo depende das expectativas que foram construídas em torno do relacionamento. Será que vocês se conheciam bem mesmo, ou será que foi o tempo que mudou os objetivos de cada um? Será que você realmente queria o que você achava que queriar? Às vezes, só porque achamos algo sensacional, não significa que vai ser sensacional pra gente.

De qualquer maneira, são raros os casos de casais que se separam numa boa e continuam se relacionando verdadeiramente sem mágoas. Geralmente, alguém sai machucado da história.

E quando não resta mais nada a ser feito, o negócio é perdoar. Ou a si mesmo ou ao outro, conforme cada história. Mas perdão é uma daquelas palavras bonitas, que são fáceis de falar mas difíceis de colocar em prática. Isso acontece porque o conceito de perdoar é muito subjetivo. Tem quem associe perdoar a voltar ao status anterior, a fingir que nada aconteceu. Pra outros, significa seguir em frente com a esperança de que um dia a outra pessoa perceba o erro e se arrependa. Nesses casos, é sempre um caminho de mão dupla.

O conceito mais legal que já ouvi é o seguinte: perdoar não é dizer que está tudo bem, que o que aconteceu não foi errado. Perdoar é se tornar o único responsável pelo seu próprio sentimento. É tirar o poder que o passado tem de lhe agredir. É conseguir fazer com que o que passou não importe mais, não porque foi certo, mas porque já não te incomoda.  Enfim, perdoar é um ato de mão única.

Só depois que a gente aceita as limitações (nossas e dos outros) é que conseguimos seguir em frente. Não precisamos nem entender por que as coisas aconteceram como elas aconteceram. Basta saber que todo mundo tem seus medos e suas incapacidades. No final, as pessoas só fazem conosco o que nós deixamos que elas façam. Da mesma forma,  elas só nos incomodam se deixarmos.

Espero que alguma das frases abaixo possam ajudar aqueles que estão com dificuldade de seguir em frente!

O Perdão

 

Bota tudo pra fora!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Histórico

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: